SOBRE
Na era digital atual, os jovens são cada vez mais influenciados pela Internet, pelas redes sociais e pelas tendências digitais, que moldam os seus hábitos alimentares e as suas percepções da nutrição. O aumento de informações alimentares enganosas, de padrões corporais irrealistas e de desafios em linha prejudiciais tem contribuído para comportamentos alimentares pouco saudáveis, alimentação desordenada e desinformação sobre nutrição.
Reconhecendo este problema crescente, o projeto DISH (Digital Impact on Sustainable Health - Impacto Digital na Saúde Sustentável) foi criado para investigar o impacto das TIC na nutrição dos jovens e para desenvolver recursos educativos que capacitem os animadores de juventude, educadores e organizações. Através de investigação, actividades de aprendizagem e ferramentas interactivas, o DISH fornece soluções práticas para combater a desinformação, prevenir comportamentos alimentares pouco saudáveis e promover uma relação mais saudável com os alimentos no mundo digital.
O projeto é financiado pelo programa Erasmus+ (KA220-YOU - 2023-2-PT02-KA220-YOU-000179392) e coordenado pela Form2you (Portugal), em parceria com a Go&Glow (Espanha) e a Socialiniai (Lituânia). Juntos, estamos empenhados em criar recursos de aprendizagem acessíveis, promover a consciencialização e apoiar os profissionais na orientação dos jovens para uma alimentação e hábitos digitais mais saudáveis.
  • Reconhecendo este problema crescente, o projeto DISH (Digital Impact on Sustainable Health - Impacto Digital na Saúde Sustentável) foi criado para investigar o impacto das TIC na nutrição dos jovens e para desenvolver recursos educativos que capacitem os animadores de juventude, educadores e organizações. Através de investigação, actividades de aprendizagem e ferramentas interactivas, o DISH fornece soluções práticas para combater a desinformação, prevenir comportamentos alimentares pouco saudáveis e promover uma relação mais saudável com os alimentos no mundo digital.
  • O projeto é financiado pelo programa Erasmus+ (KA220-YOU - 2023-2-PT02-KA220-YOU-000179392) e coordenado pela Form2you (Portugal), em parceria com a Go&Glow (Espanha) e a Socialiniai (Lituânia). Juntos, estamos empenhados em criar recursos de aprendizagem acessíveis, promover a consciencialização e apoiar os profissionais na orientação dos jovens para uma alimentação e hábitos digitais mais saudáveis.
Objectivos do projeto e impacto esperado
O projeto DISH (Discovering Important Strategies for nutritional Health - Descobrir estratégias importantes para a saúde nutricional) aborda a crescente influência das TIC nos comportamentos nutricionais e alimentares dos jovens. A presença generalizada de desinformação digital, as tendências das redes sociais e a normalização de hábitos alimentares pouco saudáveis tornaram essencial dotar os animadores de juventude, os educadores e as organizações de ferramentas eficazes para promover escolhas nutricionais informadas e saudáveis.

A DISH está empenhada em desenvolver recursos educativos práticos e baseados na investigação que promovam a sensibilização, a prevenção e estratégias de intervenção estruturadas para apoiar os profissionais que trabalham com jovens.
WP1 - Gestão de projectos
Assegurar a coordenação eficaz das actividades, a colaboração entre os parceiros e a boa execução do plano de trabalho do projeto.
WP2 - Conhecimento
Investigar o impacto das TIC na nutrição dos jovens, examinando as influências das redes sociais, a desinformação digital e as tendências alimentares pouco saudáveis que contribuem para distúrbios alimentares e más escolhas alimentares.
WP3 - Consolidação de conhecimentos
Desenvolver e estruturar a Plataforma DISH, um centro de aprendizagem de acesso livre que fornece unidades didácticas, exercícios interactivos, questionários, podcasts e histórias de sensibilização para os animadores de juventude e educadores utilizarem no seu trabalho com os jovens.
WP4 - Implementação de conhecimentos (a lançar em 2025)
Assegurar a aplicação efectiva dos recursos da plataforma, apoiando os profissionais na integração das ferramentas nas suas práticas educativas.
WP5 - Capacitação de conhecimentos
Divulgar os resultados do projeto a nível local, nacional, europeu e internacional, garantindo a acessibilidade através de recursos multilingues e promovendo a sustentabilidade a longo prazo.
Objectivos do projeto
  • WP1 - Gestão de projectos
    Assegurar a coordenação eficaz das actividades, a colaboração entre os parceiros e a boa execução do plano de trabalho do projeto.
  • WP2 - Conhecimento
    Investigar o impacto das TIC na nutrição dos jovens, examinando as influências das redes sociais, a desinformação digital e as tendências alimentares pouco saudáveis que contribuem para distúrbios alimentares e más escolhas alimentares.
  • WP3 - Consolidação de conhecimentos
    Desenvolver e estruturar a Plataforma DISH, um centro de aprendizagem de acesso livre que fornece unidades didácticas, exercícios interactivos, questionários, podcasts e histórias de sensibilização para os animadores de juventude e educadores utilizarem no seu trabalho com os jovens.
  • WP4 - Implementação de conhecimentos (a lançar em 2025)
    Assegurar a aplicação efectiva dos recursos da plataforma, apoiando os profissionais na integração das ferramentas nas suas práticas educativas.
  • WP5 - Capacitação de conhecimentos
    Divulgar os resultados do projeto a nível local, nacional, europeu e internacional, garantindo a acessibilidade através de recursos multilingues e promovendo a sustentabilidade a longo prazo.
Impacto esperado
No final do projeto, o DISH disponibilizará uma plataforma de aprendizagem totalmente desenvolvida, apoiada pela investigação e acessível, que capacitará os animadores de juventude, os educadores e as organizações com as ferramentas necessárias para reconhecer, prevenir e enfrentar os desafios de nutrição relacionados com o digital. O impacto da plataforma incluirá:
Sensibilizar para a relação entre os conteúdos digitais, a desinformação e os hábitos alimentares pouco saudáveis, dotando os profissionais de estratégias de apoio aos jovens.
Reforçar a capacidade dos animadores e educadores de jovens para detetar, prevenir e responder às perturbações alimentares influenciadas pelas TIC, melhorando as suas competências de intervenção.
Incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os jovens, oferecendo materiais educativos envolventes, interactivos e baseados em provas.
Promover a utilização de abordagens pedagógicas inovadoras, como a gamificação, a aprendizagem experimental e a aprendizagem autónoma, para aumentar o envolvimento dos jovens na educação nutricional.
Promover a colaboração entre educadores, animadores de juventude e organizações europeias, assegurando a transferência de conhecimentos entre sectores e o intercâmbio de boas práticas.
Garantir a acessibilidade e a sustentabilidade a longo prazo, disponibilizando gratuitamente a plataforma DISH em várias línguas, permitindo que os profissionais de toda a Europa e não só utilizem e adaptem os seus recursos.
Através da combinação de ferramentas de aprendizagem estruturadas, campanhas de sensibilização e uma forte rede europeia, o projeto DISH contribuirá para uma geração digitalmente consciente e atenta à saúde, assegurando que os jovens adquirem as competências necessárias para navegar de forma responsável na informação nutricional em linha e fazer escolhas alimentares informadas.